É de 15 de março a 3 de maio que Portugal vai desconfinar. Taxa de incidência acima dos 240 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias ou índice de transmissibilidade acima de 1 podem travar o plano.
É a "conta-gotas" que Portugal vai desconfinar. O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quinta-feira todos os passos do plano elaborado pelo Governo, com destaque para a reabertura das creches, jardins-de-infância e escolas do 1.ª ciclo já na segunda-feira. Todas as datas estão aqui:
A 5 de abril reabrem as escolas para os alunos dos 2.º e 3.º ciclos. Os ensinos secundário e superior terão de esperar até 19 de abril.
Mas nem tudo vai regressar neste ano letivo. As provas de aferição e os exames do 9.º ano já ficaram pelo caminho.
Já na segunda-feira abrem também os barbeiros, cabeleireiros e manicuras, mas também as livrarias. De regresso está, também, a venda ao postigo.
Até à Páscoa ainda há que respeitar o dever geral de confinamento, com um aperto de regras pelo caminho: na semana anterior à festa vai ser proibido circular entre concelhos.
Em suma, está tudo detalhado no comunicado produzido pelo próprio Conselho de Ministros e que pode ser lido na íntegra aqui:
A vacina da AstraZeneca tem feito soar alarmes em alguns países depois de alguns casos de tromboembolias. A Agência Europeia do Medicamento afirma que não há provas de um aumento do risco de coagulação do sangue, pelo que o Infarmed não mudou as recomendações de uso da vacina.