Sociedade

Trânsito reaberto nos dois sentidos da A1 após corte devido a incêndio

Filipa Bernardo/Global Imagens (arquivo)

Brisa não adiantou as razões do corte, referindo apenas um "incidente", mas há dois incêndios que mobilizam mais de 300 bombeiros na região.

O trânsito automóvel foi reaberto em ambos os sentidos da Autoestrada 1 (A1), adianta a Brisa esta noite, após um corte dos dois sentidos que durou várias horas.

A reabertura do sentido Norte-Sul, que esteve cortado em Leiria, deu-se pouco depois das 20h30, perto de 40 minutos depois de ter sido reaberto o trânsito no sentido contrário, Sul-Norte, que esteve cortado em Torres Novas.

A A8, a A13 e a A23 foram as estradas indicadas como alternativas pela concessionária.

"A Brisa Autoestradas agradece a colaboração e compreensão dos utilizadores desta via", escreve a mesma entidade na curta nota que enviou às redações.

"Tarde complexa"

Um incêndio no Arrabal, concelho de Leiria, mobiliza esta tarde 213 bombeiros apoiados por 63 viaturas, de acordo com o site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

O vereador com a pasta da Proteção Civil da Câmara de Leiria, Luís Lopes, disse à Lusa, que este fogo está a aproximar-se das localidades de Cardosos, Caldelas e Pereiras e está próximo de habitações, indústrias e postos de combustível. "Estamos a posicionar os meios e a enviar recursos para os locais", explicou.

O autarca acrescentou que o incêndio, cujo alerta foi dado pelas 13h47, tem duas frentes ativas.

A poucos quilómetros, um outro incêndio na Caranguejeira, também concelho de Leiria, é combatido por 179 operacionais, apoiados por 50 viaturas e quatro aeronaves.

Este tem também duas frentes ativas e está, para já, a lavrar em zona de mato, estando a dirigir-se para o Lavradio, no concelho de Ourém, distrito de Santarém, informou Luís Lopes, ao referir que estão a "reposicionar meios" no local. "Vai ser uma tarde complexa e com muito trabalho", alertava.

Cortes em Odemira

Mais a sul, no concelho de Odemira, distrito de Beja, o trânsito também está cortado na Estrada Nacional (EN) 120, entre São Teotónio e Odeceixe, informou a GNR.

A mesma fonte adiantou à agência Lusa que as Estradas Municipais (EM) 501, entre São Teotónio e Relva Grande, e 1186, entre São Miguel e Vale dos Olhos, na freguesia de São Teotónio, apresentam constrangimentos à circulação rodoviária desde a tarde de domingo.

O incêndio mobiliza 827 operacionais, que são apoiados por 271 viaturas e uma aeronave. Devido a este incêndio rural, que deflagrou na zona de Baiona, na freguesia de São Teotónio, a meio da tarde de sábado, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Odemira alertou que "durante o dia poderão ocorrer constrangimentos no abastecimento de água à população na vila de São Teotónio".

Três operacionais sofreram ferimentos ligeiros no combate ao incêndio e outros seis foram assistidos no local.

Foi ativado o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, com efeitos desde as 14h30 de domingo.

*notícia atualizada às 20h41

Gonçalo Teles com Lusa