Economia

"Uma grande vitória." Moedas aplaude taxa turística para cruzeiros

Leonardo Negrão/Global Imagens

O Porto de Lisboa vai começar a taxa de dois euros aos passageiros de cruzeiros em 2024.

O Porto de Lisboa vai começar a cobrar aos operadores dos navios de cruzeiros uma taxa turística de dois euros por cada passageiro que desembarque na capital.

Em declarações à TSF, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, fala de "uma grande vitória". No início do mês, o autarca tinha lamentado a resistência dos operadores de cruzeiros na cobrança da taxa turística aos passageiros que desembarcam na cidade e anunciou que, se não o fizerem, iria dificultar as entradas.

"Foi uma luta de dois anos e com muita negociação, com alguma pressão que eu acabei por ter que exercer", afirma.

Estava previsto que a medida entrasse em vigor a partir de janeiro do próximo ano, mas "há algumas dificuldades técnicas da parte dos portos de Lisboa e dos promotores dos cruzeiros", explica Carlos Moedas, por isso o mais provável é que a taxa turística só possa avançar a partir de abril.

"O importante para mim é que comece já no primeiro trimestre. Se não começar em janeiro, começa em abril, mas tem que começar."

Carlos Moedas explica que a taxa turística aplicada na capital desde janeiro de 2016 permitiu contratar "200 pessoas higiene urbana" e defende mesmo o aumento do valor cobrado pelas dormidas de turistas nacionais (incluindo lisboetas) e estrangeiros nas unidades hoteleiras ou de alojamento local.

De acordo com o jornal Público, os dois euros por cada passageiro que desembarcar serão pagos por operadores dos navios, através de plataforma Janela Única Logística.

David Alvito com Carolina Rico