É sempre uma enorme alegria sentar-me à mesa de uma casa que, apesar da dimensão considerável, nos recebe com enorme familiaridade. O Tendinha é esse tipo de casa. Fundada em 1976 por Elisete e Horácio Miranda, sentimo-nos como em casa. Horácio vai cirandando pela sala e cumprimentando os novos e velhos clientes com o charme de sempre, e ninguém resiste a este gesto.
A gestão da casa está com os irmãos Luísa Veríssimo, na cozinha, e Didier Santos, mais na sala e com a batuta dos vinhos. A casa é frequentada por famílias que aqui vêm para as suas celebrações e, ao mesmo tempo, pelas mesas, vemos casais românticos e reuniões de trabalho. A toada é geralmente marisqueira e francamente é com esse espírito que muitos ali vão.
Mas cedo as investidas cedem o lugar à descoberta. A mariscada de lagosta é tentação muito bem-vinda e é copiosa. Começa com umas ostras ao natural, a que se segue uma bela sopa de camarão, seguida de amêijoas à Bulhão Pato, prato que aqui se faz com primor. Faz parte da grande travessa a lagosta cozida, material de primeiríssima qualidade e bem cozinhada. Vem também uma sapateira devidamente preparada com tostas e pão ao lado, em jeito de provocação. Traz também camarão cozido com a competente maionese para ajudar ao debulhe, e percebes fresquíssimos. Está mais do que aconselhada para mesa de convivas de pelo menos seis pessoas. Didier teve a ideia de génio de fazer desta casa um templo de marisco, o mar está perto, mas não está logo ali, e os tradicionais lugares de peixe e marisco estão onde os queremos e sabemos.
O bacalhau sai muito da grande cozinha, principalmente na variante assada com broa. Também é popular o bacalhau frito à moda de Braga, que aqui se chama à Tia Narcisa. Excelente matéria-prima, a Tendinha tem os melhore fornecedores.
Por muito que lhe apeteça perder-se no marisco ou no bacalhau, reserve um bocadinho do seu estômago para um prato de carne. Faz-se um bife da vazia tenro, apaladado que frito ou grelhado, sabe bem, mesmo depois da empreitada marítima. Também há o chateaubriand com molho béarnaise, que além de quase ter desaparecido, vem muito a propósito. E se é fã de espetadas, não deixe de provar a espetada mista de porco e vitela, é deliciosa.
Para terminar em beleza, há duas glórias da nossa doçaria a que devemos fazer justiça: o bolo de bolacha e o cheesecake. O pessoal de sala é inexcedível no afã de corresponder às expectativas, por isso razões não faltam para sair desta Tendinha com um sorriso nos lábios.