Cultura

"Um momento único." Música marca as Festas de Natal em Lisboa

Arquivo

Lisboa volta a celebrar o Natal com várias iniciativas culturais a partir de sexta-feira. A música está em grande destaque na programação da iniciativa organizada pela Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC). Das igrejas aos palcos mais emblemáticos da cidade, há propostas para toda a família e todas de entrada gratuita

A música é a grande estrela das celebrações de Natal em Lisboa, pronta para acolher e contagiar quem a ouve com um espírito natalício que aconchega o coração. Como é uma época que convida a momentos partilhados, o presidente da EGEAC, Pedro Moreira, destaca uma proposta que vai unir as famílias: o cineconcerto "Boneco de Neve", inspirado na história de Raymond Briggs e na música de Howard Blake. O espetáculo junta cinema, narração ao vivo e música.

"Vamos ter uma interpretação ao vivo da Orquestra Pop Portuguesa, que irá dar vida ao cinema de animação. Será um momento único em que poderemos estar a assistir a este cinema animado, ao vivo, com uma orquestra", realça. O encontro está marcado para o Cinema de São Jorge.

O fado também não podia faltar a esta altura feita de tradições. Pedro Moreira afirma que este ano haverá um concerto no Capitólio com três grandes nomes: "Katia Guerreiro, Cristina Branco e Hélder Moutinho, que irão estar juntos pela primeira vez com a guitarra portuguesa."

A música barroca também marca presença para deixar no sapatinho melodias intemporais. "Nós vamos ter a atuação só de grupos e coros, como o Concerto Campestre e os de Sete Lágrimas", adiantou. Os palcos destes em espetáculos serão as igrejas, como a de Santa Isabel, na Lapa, e a de São Vicente de Fora.

O Panteão não fica de fora e volta a juntar-se à programação onde o "Sant Dominic's Gospel Choir irá interpretar também temas relacionados com o Natal".

Todas as iniciativas são gratuitas e para todos aqueles que acreditam que esta é mesmo a época mais bonita do ano.

As Festas de Natal de Lisboa começam esta sexta-feira, dia 5, e duram até dia 19 de dezembro.

Inês Cortez