Música

Orquestra Filarmónica de Brno abre Dias da Música no CCB

Cartaz Dias da Música no CCB dr

A orquestra Filarmónica de Brno (República Checa) abre hoje os Dias da Música, que até domingo incluem mais de 60 concertos no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, com peças compostas entre 1833 e 1945.

Os Dias da Música têm como tema, na edição deste ano, da "Europa ao novo Mundo", que corresponde ao período de 1883 a 1945, da morte de Richard Wagner até ao fim da II Guerra Mundial.

É um período da história muito rico para todas as artes mas em particular para a música, onde os EUA e a América do Sul tiveram um papel importante no contributo do novo mundo para a velha Europa.

Na edição deste ano será também possível ouvir compositores menos habituais, nas salas de concerto portuguesas, como Federico Mompou, Pavel Haas, Erick Korngolg, ou Paul Bowles ao lado de autores de jazz, ragtime e tango como Carlos Gardel, Astor Piazzola, Duke Ellington, Count Basie e Jimmie Lunceford.

Paralelamente, na sala Amália Rodrigues do CCB, apresentam-se várias escolas de música numa parceria com o Ministério da Educação, estando previstos seis concertos.

A programação integra ainda concertos para bebés, "clube de jazz para miúdos", oficinas de música e de criação musical e conversas com músicos, entre outras iniciativas.

Os bilhetes para estes espectáculos custam entre cinco e oito euros.

Para mais informações consulte: http://www.ccb.pt/sites/ccb/pt-PT/BackupSites/DIASDAMUSICA/Pages/informacoesgerais.aspx