O CDS vai sugerir o voto a favor de Assunção Esteves para presidente da Assembleia da República. A socialista Maria de Belém também aplaude esta proposta.
O líder parlamentar do CDS-PP vai sugerir o voto a favor da sua bancada em relação à proposta do PSD de candidatar a deputada Assunção Esteves a presidente da Assembleia da República.
«Face ao percurso da professor Assunção Esteves no Tribunal Constitucional e na Assembleia da República - na Comissão de Assuntos Constitucionais, a que presidiu bastante tempo -, como deputada e eurodeputada, da minha parte merece a indicação de voto favorável aos restantes deputados do CDS-PP», confirmou Nuno Magalhães, no final da cerimónia de tomada de posse do novo Governo, no Palácio da Ajuda, em Lisboa.
Em nome pessoal, a líder interina da bancada socialista, Maria de Belém, também aplaude o nome proposto pelos sociais-democratas, um dia depois de o PSD não ter conseguido fazer eleger Fernando Nobre para este cargo.
Também no final desta cerimónia, a ex-ministra da Saúde elogiou a «experiência jurídica» e «filosófica» da ex-presidente da Comissão Parlamentar dos Assuntos Constitucionais e destacou a importância de uma mulher poder vir pela primeira vez a liderar a Assembleia da República.
Por seu lado, Luís Montenegro, candidato à liderança da bancada parlamentar do PSD, prevê que Assunção Esteves seja uma boa líder da Assembleia da República.
«É indiscutivelmente uma deputada muito qualificada com grande experiência parlamentar, com grande currículo académico. É uma mulher e será certamente hoje eleita presidente da Assembleia da República e vai ser uma grande presidente da Assembleia da República», concluiu.