A Câmara Municipal da Nazaré quer vender 15 veados, por se tratar de uma população numerosa para o habitat onde vivem. Até ao momento, ainda não apareceram interessados.
A autarquia quer pagamento a pronto pelo lote de nove machos e seis fêmeas que são colocados já esta terça-feira em hasta pública.
No início até eram poucos, mas começaram a reproduzir-se rapidamente e agora atingiram um número que ultrapassa o permitido para o habitat onde vivem. Por lei, neste local, em Pinhal da Nossa Senhora da Nazaré, só pode estar uma dezena de veados.
«Aquilo que é a lenda da Nossa Senhora da Nazaré e do veado é capaz de ter alguma razão de ser, porque os veados deram-se muito bem», disse o presidente da autarquia da Nazaré, para quem a única solução é vender os animais.
A autarquia está a pedir, à partida, 3750 euros por veado, um valor que Jorge Barroso não considera elevado. O importante, destacou o autarca, é o «conforto dos animais» e o que seja cumprido o que está estabelecido.
Segundo Jorge Barroso, as condições para comprar um destes veados estão previstas na lei, sendo que os compradores têm de estar «acreditados para o efeito».
Apesar de ainda não terem aparecidos interessados, o presidente da Câmara da Nazaré espera que isso aconteça e que eles vão para «boas mãos».