O secretário de Estado da Cultura congratulou-se, esta sexta-feira, com o acordo de rescisão entre Cristina Azevedo e o Conselho Geral da Fundação Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012.
De acordo com um comunicado do gabinete da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), Francisco José Viegas manifestou «satisfação com o resultado alcançado e as decisões tomadas» esta sexta-feira numa reunião entre a presidente da Fundação e o Conselho Geral, em Guimarães.
«A Capital Europeia da Cultura inicia agora uma nova fase, para o sucesso da qual será determinante o trabalho até agora desenvolvido pela equipa liderada pela presidente da Fundação Cidade de Guimarães, Cristina Azevedo», avaliou o governante.
Nas últimas semanas, a Secretaria de Estado da Cultura desenvolveu vários contactos para mediar o conflito entre as partes envolvidas, nomeadamente através de reuniões com a presidente da Fundação Cidade de Guimarães, Cristina Azevedo, e com o presidente da Câmara de Guimarães, António Magalhães.
A SEC recordou ainda que Francisco José Viegas esteve «em contacto permanente» com o presidente do Conselho Geral da Capital Europeia da Cultura, Jorge Sampaio.
Esta sexta-feira, em reunião extraordinária do Conselho Geral da Fundação Cidade de Guimarães, a Fundação e Cristina Azevedo acordaram a rescisão do vínculo entre ambas as partes, deixando, assim, Cristina Azevedo de ser presidente da Fundação Cidade de Guimarães.