Vida

De Niro apresenta reedição do "9/11" dez anos depois dos atentados

O actor Robert De Niro vai apresentar no Ground Zero, em Nova Iorque, a reedição do documentário "9/11" sobre os atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001, que será transmitido pela CBS no 10º aniversário dos ataques.

De Niro «vai levar os telespectadores de volta à zona zero dez anos depois para apresentar imagens exclusivas da reconstrução dessa área e do Memorial do 11 de Setembro», informou o canal de televisão norte-americano CBS num comunicado.

O actor, que é um dos mais famosos moradores do bairro nova-iorquino de TriBeCa, esteve directamente envolvido na reconstrução da zona sul de Manhattan e, por isso, fundou, em 2001, com outras personalidades do mundo do cinema, o Festival de Tribeca com o objectivo de revitalizar essa área depois do 11 de Setembro.

De Niro apresentou em 2002 o documentário "9/11", dos realizadores Jules e Gedeon Naudet (irmãos franceses) com James Hanlon, que pretendiam gravar a rotina de um bombeiro norte-americano, tendo sido os únicos a capturarem imagens do primeiro avião que embateu nas Torres Gémeas do World Trade Center.

A CBS preparou uma reedição deste documentário, "9/11: Dez anos depois", que vai para o ar na noite do próximo 11 de Setembro num especial televisivo com duas horas de duração, que servirá para assinalar os dez anos sobre os atentados que causaram a morte a cerca de três mil pessoas em Nova Iorque, Washington e Pensilvânia.