Vida

JSD cria petição pela valorização dos jovens atletas portugueses

A Juventude Social Democrata (JSD) lançou, esta quinta-feira, uma petição para promover o debate público para a defesa dos jovens desportistas portugueses na alta competição.

A JSD afirma que pretende «promover um debate público sobre a valorização dos jovens atletas portugueses» e «promover a prática desportiva aliada à afirmação dos atletas portugueses».

Esta petição será apresentada à Assembleia da República, ao Governo, às autarquias, ao Comité Olímpico Portugal, à Confederação do Desporto de Portugal, aos eurodeputados portugueses, às federações e associações, aos dirigentes desportivos, aos sindicatos de atletas e aos atletas e ex-atletas portugueses.

Segundo o texto da petição as equipas desportivas dos principais escalões em Portugal, «alinham muitas vezes uma maioria, senão totalidade, de atletas estrangeiros».

«Fenómeno este, ainda mais preocupante, por se alastrar perigosamente aos escalões de formação, colocando em causa a evolução do jovem atleta português», refere o documento.

Em declarações à TSF, Duarte Marques, presidente da JSD, alerta que «as selecções nacionais mais jovens obtêm excelentes resultados, mas depois, quando chegam à idade adulta, os clubes optam por jogadores de outra nacionalidade que, por vezes, apresentam uma qualidade de desempenho inferior à dos portugueses».

Pode ler a petição aqui.