Economia

PSD culpa gestão socialista pela situação deficitária da RTP Açores

Açores Direitos Reservados

O PSD culpou, esta terça-feira, a gestão socialista pela situação deficitária da RTP Açores, depois de Miguel Relvas ter anunciado cortes nas emissões regionais da televisão.

O ministro dos Assuntos Parlamentares anunciou, esta terça-feira, que as emissões da RTP Açores e Madeira vão ser reduzidas para quatro horas por dia, acrescentando que não podem continuar a funcionar custando ao Estado quase 25 milhões de euros por ano.

Numa reacção, o líder parlamentar do PSD/Açores na assembleia regional falou em «desastres de administrações» e «orientações política do PS», que «nos últimos anos têm conduzido a esta situação».

Duarte Freitas entende que a decisão de cortar nas emissões regionais da RTP não é a ideal e, por isso, sugeriu alternativas.

«Deve haver uma reestruturação, uma reformulação do serviço público nos Açores, que passa eventualmente pela constituição de uma sociedade anónima», que agrupe entradas do governo da República, mas também da região, através do governo regional e da sociedade civil, defendeu.

Esta terça-feira à tarde, a comissão de trabalhadores da RTP Açores vai ser recebida pelo presidente do governo regional, o socialista Carlos César.

O secretário regional da Madeira com a tutela da comunicação social, Brazão de Castro, disse à TSF que compreende os cortes.

«Essa decisão deverá ser entendida no contexto de dificuldades que estamos a viver», disse.

Para Brazão de Castro, é «importante que haja alguma abertura de modo a que todos os dias possa haver uma participação em termos de noticiário da região autónoma nas emissões nacionais», considerou.