Segurança

Ministro apresenta programa contra o esperado aumento da criminalidade

Miguel Macedo Direitos Reservados

O ministro da Administração Interna anunciou que o Governo está a ultimar um programa de reforço da segurança no meio rural e prometeu alterações também nas grandes cidades.

No quadro de dificuldades económicas que o país atravessa, o ministro da Administração Interna avisou os portugueses para um possível aumento da criminalidade e da insegurança.

Miguel Macedo falava na Assembleia da República, que esta quinta-feira está a analisar o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2010, onde alertou para a «especial vulnerabilidade» do mundo rural à criminalidade.

«Apresentaremos em breve um programa destinado a reforçar as condições de segurança dos que vivem e trabalham no interior do país, especialmente os que se dedicam à agricultura», prometeu.

Quanto às grandes cidades, continuou, estão a ser realizadas «alterações profundas no dispositivo da PSP».

«Essas alterações estão já a ocorrer no Porto e vão em breve começar a ocorrer em Lisboa», acrescentou, especificando que os objectivos são maior visibilidade, maior capacidade de operação e maior proximidade das forças de segurança.

O governante prometeu que é desta vez que avança mesmo a medida de retirar agentes das secretárias e gabinetes e metê-los no activo nas ruas.

«Determinamos a reavaliação caso a caso de todas as situações dos agentes das forças de segurança que estão fora de funções na PSP ou na GNR» por forma a garantir o regresso ao serviço activo, assegurou, não explicando que é que esta mudança vai ser feita.