Economia

Transportes: Costa considera que fusão pode ser benéfica para os utilizadores

António Costa

O autarca de Lisboa afirmou que a fusão de algumas empresas de transporte poderá ser benéfica para os utilizadores, pois gera uma relação de complementaridade e não de concorrência.

«Nós sempre fomos defensores que houvesse uma empresa única de transportes públicos porque isso iria permitir uma relação de complementaridade entre a Carris e o Metro e não de concorrência. Isso irá permitir servir melhor os utentes e a cidade de Lisboa», afirmou o autarca à margem da Convenção Autárquica do PS Lisboa.

António Costa referiu que já conversou com o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, de «forma genérica» sobre o Plano Estratégico do Governo para os Transportes e que espera prosseguir as conversações.

«O princípio é positivo, mas será necessário conhecer melhor o projecto. Agora para nós uma questão essencial é a necessidade da municipalização dos transportes públicos porque não faz sentido que seja o Estado a gerir os transportes», afirmou.

A implementação de uma rede de combustíveis 'low cost' e a fusão da Carris com o Metro de Lisboa, da Metro do Porto com a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) e da Transtejo com a Soflusa foram medidas anunciadas e que fazem parte do Plano Estratégico de Transportes do Governo.