O tenista suíço Roger Federer conquistou, este domingo, pela primeira vez o título do Masters 1000 de Paris em ténis, ao derrotar na final o francês Jo-Wilfried Tsonga, por 6-1 e 7-6 (7-3).
Federer tornou-se no segundo jogador a vencer os dois grandes torneios da capital francesa (Roland-Garros e Paris-Bercy), igualando a proeza protagonizada pelo norte-americano Andre Agassi.
Tsonga não conseguiu repetir o triunfo de 2008, face a um Federer que parece de regresso aos seus melhores momentos.
«É um sonho tornado realidade, há muito tempo que o esperava. Estou contente por ter vencido neste mega estádio, que dá um bocado de medo», afirmou Federer.
O suíço não ganhava qualquer título "major" desde o triunfo no Masters de Londres em 2010 e agora volta a cotar-se como um dos principais favoritos à vitória na prova que fecha a temporada do circuito ATP, que se inicia a 22 de Novembro.
Novak Djokovic, Rafael Nadal e Andy Murray partilharam vitórias nos restantes oito torneios da categoria Masters 1000, enquanto Federer limitou-se a dois triunfos menos prestigiadas: Doha, em Janeiro, e Basileia, na semana passada.
Agora com 30 anos, Federer pode ter fintado os que auguravam um fim prematuro da sua gloriosa carreira, apesar de alguns embates épicos, como a vitória sobre Djokovic na meia-final de Roland-Garros ou a derrota frente ao sérvio nas "meias" do US Open.
Roger Federer ascendeu ao número quatro do "ranking" mundial e poderá voltar às suas melhores épocas, entre 2005 e 2009.