O PS vai requerer a discussão e votação em plenário da sua proposta para devolver um dos subsídios aos pensionistas e funcionários públicos, pois esse é um aspecto «absolutamente estruturante da justiça ou injustiça» do Orçamento para 2012.
«O PS vai avocar para o plenário a votação dos artigos 18 e 19, porque consideramos que são artigos essenciais, estruturantes, deste Orçamento e por isso mesmo devem ter a dignidade de serem votados em plenário», afirmou o líder parlamentar socialista, Carlos Zorrinho.
O presidente do Grupo Parlamentar do PS falava aos jornalistas no final do primeiro de votação na especialidade do Orçamento do Estado para 2012.
A proposta do PS, disse Zorrinho, consiste em «ser devolvido aos pensionistas e aos funcionários públicos um subsídio, tendo como contrapartida o aumento da taxa liberatória, do IRS sobre rendimentos de mais de 500 mil euros anuais, uma tributação das SGPS, a afectação dos juros, da diferencial para a 'troika' e de algumas cativações».
«Essa é a nossa proposta e é esse artigo que vamos avocar para ser votado em plenário, porque pensamos que é um artigo absolutamente estruturante da justiça ou injustiça desse Orçamento», concluiu o socialista.