O Benfica goleou, esta tarde, a União de Leiria por 4-0 e isolou-se na liderança da Liga, capitalizando o nulo no "clássico" entre Sporting e FC Porto da 14ª jornada.
A União de Leiria entrou com um desenho táctico diferente do habitual: três defesas centrais e, na frente, o estreante Ogu surgia ao lado de Djaniny, o único avançado da equipa.
Mas o sistema concedeu muitos espaços ao Benfica que, depois das hesitações iniciais e de um susto aos 7 minutos, surgiu com eficácia no jogo.
O técnico Jorge Jesus procurou resolver cedo o jogo da Marinha Grande, colocando Bruno César, Nolito e Rodrigo no apoio a Cardozo, e rapidamente o Benfica reagiu.
Aos 9 minutos, Rodrigo falhou uma boa oportunidade mas, no minuto seguinte, um cruzamento do lado esquerdo foi mal interceptado por Edson e Bruno César aproveitou para fazer o 1-0.
Os laterais da equipa de Leiria raramente travaram as entradas de Rodrigo, Bruno César e Nolito.
A União de Leiria apostava nas fugas de Djaniny, mas o cabo-verdiano não chegava para incomodar Artur.
Na segunda parte, o cenário ficou ainda mais favorável ao Benfica. Logo no recomeço, uma falha de Marco Soares quase deu golo, mas Gottardi travou o remate à "queima-roupa" de Cardozo.
Contudo, o guarda-redes da União de Leiria não chegava para tudo e, dois minutos depois, aos 48, Rodrigo lançou Cardozo entre os centrais e o avançado paraguaio encheu o pé, conseguindo um grande golo.
Manuel Cajuda, que tinha lançado Jô para o ataque, não teve tempo para testar a eficácia da alteração.
A União de Leiria ficou ainda mais perdida após o segundo golo do Benfica. Sempre que os "encarnados" atacavam, a defesa da equipa da casa dava sinais de ser incapaz de anular a vaga ofensiva.
Com facilidade o Benfica chegou à goleada. Aos 73 minutos, Saviola assistiu Rodrigo, que só teve de desviar a bola de Gottardi para o 3-0 e depois, aos 76, o mesmo Rodrigo fez o quarto golo da partida, após cruzamento de Maxi Pereira, fixando o resultado final em 4-0.
Com este resultado, o Benfica soma agora 36 pontos, mais dois que o FC Porto, com quem repartia a liderança, e mais oito que o Sporting, terceiro classificado.
Equipas:
- União de Leiria: Gottardi, Ivo Pinto, Manuel Curto, Marco Soares, Edson, Patrick (Jô, 46), Marcos Paulo, Tiago Terroso (Ruben Brígido, 80), John Ogu, Elvis (Shaffer, 80) e Djaniny.
Suplentes: Luiz Carlos, Rúben Brígido, Jorge Chula, Léo, Cacá, Jô e Shaffer
- Benfica: Artur, Maxi Pereira, Luisão, Garay, Emerson, Javi Garcia (Matic, 80), Witsel, Bruno César, Rodrigo (Rodrigo Mora, 79), Nolito e Cardozo (Saviola, 71).
Suplentes: Eduardo, Nélson Oliveira, Matic, Rodrigo Mora, Saviola, Jardel e Luís Martins
Acção disciplinar: Cartões amarelos para Djaniny (24), Edson (43), Javi Garcia (61) e Luisão (86).