Um grupo de cidadãos lançou uma petição pública na Internet para que o Parlamento crie uma comissão nacional para a protecção da terceira idade, que sinalize e encontre soluções para os casos de isolamento.
Esta posição pública surge na sequência do crescente número de idosos em isolamento que têm aparecido mortos em casa, sem ninguém ter conhecimento, tendo já este ano sido contabilizados dez casos.
Na petição, os subscritores apelam para que, além da comissão nacional de protecção que sinalize e encontre respostas e soluções para os casos de isolamento, abandono, maus-tratos e negligência praticados contra os idosos, seja lançada uma campanha de sensibilização «a alertar para esta triste realidade».
«A solidão em que vivem muitos idosos é uma situação muito dramática e muito preocupante que merece uma reflexão profunda e a tomada de medidas a curto prazo«, defendem, acrescentando que no ano passado 15.596 idosos viviam sozinhos ou isolados em Portugal, «muitos deles abandonados pelos seus familiares por se encontrarem debilitados».