Educação

Encerramento dos centros de Novas Oportunidades é um erro, diz Zorrinho

O líder parlamentar do PS refere que a rede Novas Oportunidades está a ser «asfixiada, destruída e desmontada de uma forma incompreensível».

Numa visita ao Centro da Fundação Alentejo, em Évora, Carlos Zorrinho considerou hoje que o encerramento da rede Novas Oportunidades é «um sinal dado à sociedade portuguesa de que a aposta no conhecimento não é a aposta que temos que fazer para sermos competitivos».

Carlos Zorrrinho questionou ainda a forma como o encerramento dos centros está a ser comunicada, sublinhando que «mais de metade dos centros estão a ser avisados por e-mail, o que é uma enorme falta de respeito, de que têm de encerrar o seu funcionamento até 14 de Fevereiro, e que depois receberão os fundamentos».

O deputados do PS estão a fazer, durante esta semana, uma visita à rede de centros de Novas Oportunidades, em vários distritos. O objectivo é fazer um balanço daquilo que está a acontecer com esta rede de certificação «que foi considerada na avaliação externa da Comissão Europeia como uma rede modelo só comparável às redes da Finlândia, da Noruega, da França e da Holanda» refere Carlos Zorrinho.

Refira-se que o Governo já anunciou encerrar cerca de uma centena dos 430 centros de novas oportunidades existentes no país.