Economia

Gás natural: Governo está a criar condições para redução do preço

Bico de gás

O Governo comprometeu-se a criar condições para o aumento da concorrência no setor do gás, com o objetivo de reduzir o preço, no dia em que o regulador propôs um aumento das tarifas.

Em comunicado, o Ministério da Economia e do Emprego, que tem a tutela da Energia, refere que «o Governo, no quadro da criação do Mercado Ibérico de Gás Natural (MIBGAS), está a trabalhar na criação de condições que promovam o aumento da concorrência no setor, com o objetivo de reduzir o preço a que é disponibilizado o gás natural».

O Ministério de Álvaro Santos Pereira adiantou que «este assunto constitui um dos principais pontos da agenda da 25ª. Cimeira Luso-Espanhola, a realizar no Porto, no próximo dia 9 de maio».

O memorando de entendimento entre Portugal e o Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu prevê que o Governo tome medidas para acelerar o funcionamento de um mercado ibérico para o gás natural.

O gás natural deverá aumentar 6,9 por cento, a partir de julho, o que representa um acréscimo de 1,58 euros numa fatura mensal de 23,99 euros, segundo a proposta da Entidade Reguladora do Setor Energético (ERSE).

A subida da fatura do gás natural é explicada pela escalada do preço do petróleo, que aumentou 22 por cento em euros nos últimos nove meses, prevendo-se que esta tendência se mantenha, bem como pelo aumento dos custos com o acesso às redes de infraestruturas.