O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) confirmou a realização de buscas na Madeira após o inquérito relacionado com a alegada omissão da dívida pública regional.
Num comunicado, o DCIAP informa que instaurou um inquérito a 28 de setembro do ano passado relativo às «denominadas 'contas da Madeira'».
«Após diversas diligências de investigação, mostrou-se necessária a realização de outras a levar a cabo na cidade do Funchal», adianta o DCIAP, explicando que para a sua execução este departamento «nomeou órgão de policia criminal o Comando Territorial da GNR na Madeira».
Segundo o DCIAP, hoje decorrem «diligências de busca e apreensão e durante toda a semana decorrerão outras diligências complementares de investigação».
«As diligências realizar-se-ão com a maior discrição possível, procurando evitar alarme social», informa ainda o DCIAP.
A 17 de setembro de 2011, a três semanas das eleições legislativas regionais, a Procuradoria-Geral da República (PGR) anunciou a análise da suposta omissão da dívida da região, cujo inquérito-crime foi desencadeado uma semana mais tarde.
A decisão da PGR surgiu depois de o Instituto Nacional de Estatística e do Banco de Portugal terem divulgado um comunicado no qual dão conta de encargos financeiros assumidos pela Madeira que não foram nem pagos nem reportados.