Portugal

Manuel Alegre preferiu a rua ao Parlamento

Manuel Alegre Global Imagens

O ex-deputado e candidato presidencial, Manuel Alegre, participou hoje na manifestação evocativa do 25 de Abril em Lisboa, mostrando-se solidário com as críticas dos militares da revolução.

À semelhança dos militares da Associação 25 de Abril, Manuel Alegre não quis estar presente nas cerimónias oficiais que decorreram no Parlamento, preferindo participar na manifestação popular que se realizou esta tarde, entre a rotunda do Marquês de Pombal e o Rossio, em Lisboa.

Questionado sobre as declarações do primeiro-ministro, Manuel Alegre afirmou que «já foram classificadas de várias maneiras, abstenho-me de classificar por respeito pelas funções que ele exerce porque as pessoas a que ele se refere ainda ele não era nascido e já tinham grande protagonismo na cadeia, no exílio, na deportação».

Sobre a sua ausência, esta quarta-feira, nas cerimónias oficiais do 25 de Abril, Alegre afirmou ser «um homem livre» e por isso com «direito de comemorar o 25 de Abril conforme me apetecer».

«E, desta vez, não estando lá aqueles que fizeram o 25 de Abril e aos quais eu devo hoje estar aqui e poder ter regressado a Portugal, depois de dez anos de exílio, não me apetecia lá estar [no Parlamento]», acrescentou.