O Manchester City conquistou hoje a Liga inglesa de futebol, depois de vencer o Queen's Park Rangers, por 3-2, na 38ª e última jornada, com um golo de Kun Aguero depois dos 90'.
[youtube:6AfIWccFJbk&feature=related]
Os "citizens" conquistaram pela primeira vez o campeonato inglês desde que a prova tomou o estatuto de Premier League, em 1992, mas tiveram de sofrer, e muito, para o conseguir, uma vez que estavam em desvantagem aos 90 minutos, mas Dzeko (90+2) e Aguero (90+4) garantiram o triunfo.
O encontro até começou bem para o Manchester City, que ficou em vantagem aos 39 minutos pelo argentino Zabaleta, mas o início da segunda parte deixou os adeptos da casa à beira de um ataque de nervos.
O francês Cisse refez a igualdade aos 48 minutos, mas pouco depois o Queens Park Rangers ficou reduzido a 10 jogadores devido a um momento de "loucura" de Joey Barton.
Mesmo assim, a equipa londrina chegou à vantagem por Mackie, aos 66 minutos, um golo que dava o título ao Manchester United e que deixou o italiano Roberto Mancini, técnico dos "citizens", boquiaberto no banco de suplentes.
O final acabaria por ser verdadeiramente dramático e de certeza que irá ficar com um dos momentos mais eletrizantes da história da Premier League, com o bósnio Dzeko a fazer o empate, seguido de um remate certeiro de Aguero, praticamente no último lance da partida.
O golo do argentino resultou numa explosão de alegria e festejos no Estádio Cidade de Manchester e teve o efeito absolutamente contrário em Sunderland, onde jogadores (Nani incluído), treinadores e adeptos do Manchester United ficaram visivelmente de rastos.
Os "red devils" venceram o Sunderland, por 1-0, com um golo de Wayne Rooney, aos 20 minutos, e ficaram a segundos de festejar a revalidação do título.
Já há muito afastado da luta pelo título, o Arsenal assegurou o terceiro lugar e a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões, depois de vencer no campo do West Bromwich Albion, por 3-2.
O holandês Robin van Persie, que se sagrou o melhor marcador da Premier League com 30 golos, ficou em branco.
Ainda na "batalha" pelos milhões da "Champions", o Tottenham terminou a prova no quarto lugar, que dá acesso ao "play-off", mas poderá perder esse direito caso o Chelsea se sagre campeão europeu, caindo para a Liga Europa.
Num dos "derbies" de Londres, o Tottenham bateu o Fulham, por 2-0.
Depois de uma temporada surpreendente, o Newcastle foi derrotado no terreno do Everton, por 3-1, e acabou por falhar a qualificação para a Liga dos Campeões, terminando em quinto lugar.
Na Liga Europa da próxima temporada, os "magpies" irão ter a companhia de Liverpool, vencedor da Taça da Liga, e do Chelsea, que foi sexto e conquistou a Taça de Inglaterra.
Com a final da "Champions" em mente, os "blues" despediram-se com uma vitória sobre o Blackburn Rovers, já despromovido, por 2-1, com um "onze" composto por jogadores pouco utilizados.
John Terry, Ramires e Raúl Meireles, que vão falhar o encontro de Munique devido a castigo, estiveram em campo, cabendo ao médio português o segundo golo da sua equipa.
Do outro lado da tabela, o Bolton juntou-se a Blackburn e Wolves e "caiu" para o Championship (segunda divisão), depois de um empate a dois golos do Stoke City, salvando-se o Queens Park Rangers e o Aston Villa.