Numa visita surpresa à base onde as tropas francesas estão estacionadas no Afeganistão, François Hollande frisou que a retirada antecipada de França é uma «decisão soberana» francesa.
O presidente francês garantiu que a retirada antecipada das tropas francesas no Afeganistão prevista para o final de 2012 será «ordenada» e «coordenada» com os aliados da NATO.
Durante uma visita surpresa do presidente de França à base de Nijrab, no nordeste de Cabul, onde as tropas francesas estão estacionadas, François Hollande lembrou que esta é uma «decisão soberana» de França.
«Só a França pode comprometer a França. A retirada será posta em marcha em coordenação com os nossos aliados, nomeadamente com o presidente Obama, que compreende as nossas razões, e em estreito concertação com as autoridades afegãs», sublinhou Hollande.
Hollande adiantou ainda que a «França vai manter os laços» com o Afeganistão e frisou que «não cabe aos aliados definir o futuro do Afeganistão», mas sim aos afegãos que «tomarão o caminho que escolherem livremente».