O realizador canadiano David Cronenberg e o ator Robert Pattinson estiveram em Lisboa para falar sobre o filme "Cosmopolis" que chega às salas portuguesas na quinta-feira.
Horas antes da ante-estreia no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o realizador e o ator, acompanhados pelo produtor Paulo Branco, revelaram pormenores sobre a rodagem do filme.
"Cosmopolis", que esteve em competição pela Palma de Ouro no Festival de Cannes, é uma adaptação do romance homónimo do escritor norte-americano Don DeLillo.
O filme juntou, pela primeira vez, David Cronenberg e Robert Pattinson, que interpreta o papel de um milionário, Eric Parker, que quer atravessar Nova Iorque, dentro de uma limusina, para cortar o cabelo.
A viagem, que dura um dia inteiro, é uma metáfora sobre a própria vida da personagem e a sua autodestruição até um confronto final com um antigo empregado (Paul Giamatti).
Esta foi a também primeira vez que Paulo Branco trabalhou com David Cronenberg, a quem sugeriu a adaptação do romance de Don DeLillo. O realizador revelou que escreveu o argumento apenas em seis dias.
"Cosmopolis" é considerado um filme independente e de baixo custo, com um orçamento de 15 milhões de euros.
A TSF transmite esta quarta-feira, depois das 15h00, uma entrevista ao realizador David Cronenberg.