A CNA criticou contudo o «amadorismo» e a «surdez crónica» do Ministério da Agricultura, que errou as previsões para estas ajudas e que não usou a modulação das ajudas.
A Confederação Nacional da Agricultura confirmou, esta sexta-feira, que já foram pagos aos produtores agro-pecuários os subsídios prometidos na sequência da seca, contudo, menos que o previsto por causa do elevado número de candidaturas.
Ouvido pela TSF, o presidente da CNA criticou «amadorismo» do Ministério da Agricultura que «errou completamente as previsões» e que precisava de 28 milhões de euros e não dos 20 milhões que dispôs para pagar aquilo que foi prometido.
«Depois surdez crónica por que temos sempre reclamado que se use a modulação das ajudas, quer dizer, a ter de haver uma redução por limite da verba orçamentada então que fosse aplicada uma redução por escalões consoante o número de animais por cada escalão», acrescentou.
Para João Dinis, «quando se for fazer a radiografia desta ajuda é preto no branco que as grandes rebanhos e manadas dos grandes proprietários vão receber 85 por cento desta verba».