A Direção-Geral da Concorrência da União Europeia deu luz verde ao Governo português para a venda da maioria do capital da Groundforce ao grupo Urbanos, anunciou hoje a secretária de Estado do Tesouro e das Finanças, Maria Luís Albuquerque.
As declarações da governante foram feitas no final de uma reunião, no Ministério das Finanças, com os sindicatos que representam os trabalhadores da Groundforce, empresa de 'handling' em Portugal.
Contactado pela TSF, André Teives, do sindicato dos técnicos de handling dos aeroportos, confirmou a informação e revelou-se satisfeito.
A Groundforce, detida a 100 por cento pela companhia aérea TAP, apresentou-se ao concurso para operar nos aeroportos de Lisboa e do Porto mas, até ao momento, não preenche os requisitos para poder sair vencedora, uma vez que um dos critérios é a empresa ser maioritariamente detida por privados.
A 5 de dezembro de 2011, o Grupo Urbanos chegou a um acordo de princípio com a TAP para a compra de 50,1 por cento do capital da Groundforce.
A venda da maioria do capital da Groundforce (50,1 por cento) ao Grupo Urbanos teve luz verde da Autoridade da Concorrência a 25 de janeiro e aguardava a resposta, que hoje chegou, da Direção-Geral da Concorrência europeia a uma consulta informal feita pelo Ministério das Finanças.