Portugal decide hoje o seu destino no Europeu de futebol de 2012, no jogo da última e decisiva jornada do Grupo B, frente à Holanda, em que uma vitória pode não chegar para o apuramento para os "quartos".
As difíceis contas da seleção portuguesa, que terá de esperar pelo resultado do Alemanha-Dinamarca para saber se passa, ficarão mais claras a partir do momento em que a equipa das "quinas" subir ao relvado do Estádio do Metalist, às 21:45 locais (19:45 em Lisboa), para enfrentar uma Holanda de orgulho ferido, depois de duas derrotas.
Com ambos os selecionadores a perspetivarem um grande jogo, entre duas equipas que só querem ganhar, o Portugal-Holanda terá a função de definir um ou mesmo nenhum apurado.
Depois de se estrear na prova, com uma derrota com a Alemanha, por 1-0, Portugal reentrou na corrida ao apuramento para os quartos de final com a vitória por 3-2 sobre a Dinamarca.
Se Portugal vencer a Holanda e a Dinamarca não ganhar à Alemanha, a seleção orientada por Paulo Bento qualifica-se para os quartos de final, mas uma derrota também pode servir, se for pela diferença mínima e os dinamarqueses perderem.
Ao mesmo tempo que Portugal e Holanda se defrontam no Estádio do Metalist, num encontro que será arbitrado pelo italiano Nicola Rizzoli, a Alemanha joga com a Dinamarca, em Lviv, sob arbitragem do espanhol Carlos Velasco Carballo.
O Grupo B é liderado pela Alemanha, com seis pontos, à frente de Portugal e Dinamarca, ambas com três, e da Holanda, ainda a zero.
- Programa da terceira e última jornada do Grupo B:
Domingo, 17 de junho
Portugal - Holanda, 19:45, Kharkiv.
Dinamarca - Alemanha, 19:45, Lviv.
Nota: Horas de Lisboa.