Economia

FMI aplaude aprovação do resgate da banca espanhola

A diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, saudou hoje a aprovação por parte dos ministros das Finanças da zona euro do plano de resgate aos bancos espanhóis, que atingirá um montante até 100 mil milhões de euros.

«Nós saudamos a decisão hoje tomada pelo Eurogrupo de conceder à Espanha uma assistência através do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) destinada à recapitalização do seu setor bancário», revelou Lagarde, através de um comunicado de imprensa.

Os ministros das Finanças da zona euro aprovaram hoje em teleconferência o programa de ajuda financeira à banca de Espanha, anunciou o comissário dos Assuntos Económicos, Olli Rehn.

«O objetivo deste programa é muito claro: garantir que os bancos de Espanha permaneçam [economicamente] saudáveis, efetivamente regulados e rigorosamente supervisionados, capazes de alimentar o crescimento económico sustentável», declarou o comissário numa declaração no final da teleconferência que aprovou o memorando de entendimento para o resgate da banca de Madrid.

Na declaração conjunta do Eurogrupo, é referido que os ministros das Finanças da moeda única aprovaram de forma unânime o programa de ajustamento que visa a «recapitalização das instituições financeiras» tida como essencial para «salvaguardar a estabilidade financeira na zona euro como um todo».

O resgate à banca atingirá um montante até 100 mil milhões de euros, como já havia sido anunciado anteriormente.