Desporto

Jogos Paralímpicos 2012 quebra recordes ainda antes de começar

Os Jogos Paralímpicos de Londres 2012 prima, desde já, por bater muitos recordes que nada têm a ver com os desportivos. As contas dos bons resultados destas olimpíadas passam pela quantidade de participantes e pelos bilhetes vendidos.

Os Jogos Paralímpicos começam esta quarta feira com um número que entrou já para a história destas olimpíadas, já que vão competir em Londres 2012 cerca de 4.200 atletas, provenientes de 166 países, dos quais 16 são estreantes. Em Pequim estiveram em prova 3.951 desportistas de 147 nações.

As mulheres atletas também estão em número recorde nestas paralimpíada e são mais de o dobro das que estiveram presentes nos Paralímpicos de Barcelona, em 1992. Competem em Londres 2012 um total de 1.513 mulheres desportistas em 18 modalidades, mais 130 que há quatro anos, em Pequim 2008.

O programa oficial dos Jogos Paralímpicos inclui 20 modalidades que irão decorrer em 11 dias de competição. Para além disso, serão distribuídas 503 medalhas de ouro entre atletas com incapacidade visual, física, paralisia cerebral e incapacidade intelectual, regressando esta última à competição depois de ter estado afastada desde Sidney 2000. O esquema de classificação por deficiência é muito complexo, por isso há necessidade dos atletas serem agrupados por classes em cada uma das modalidades.

Os atletas paralímpicos terão à disposição 15 mil peças para reparação de próteses e cadeiras de rodas.

Estas paralimpíadas ficam ainda para a história como a competição de desporto adaptado que mais bilhetes vendeu, podendo ser os primeiros jogos paralímpicos a esgotar os bilhetes.

Uma semana antes do início da competição, já estavam vendidos 2,2 milhões de bilhetes dos 2,5 milhões disponibilizados. Em Pequim, há quatro anos, foram vendidos 1,8 milhões de entradas. Há dois dias, o comité organizador dos jogos libertou para venda mais 70 mil bilhetes, incluindo os poucos ingressos que restavam para a cerimónia de abertura.

Durante o evento irão ser realizados mais de 1.200 exames antidoping, o que representa um aumento de 25% em relação a Pequim 2008.