José Macedo é o único sobrevivente português no boccia individual nos Jogos Paralímpicos, isto depois de seis atletas nacionais terem sido eliminados esta quinta-feira, na maior parte dos casos por adversários asiáticos.
O português José Macedo foi o único participante português a manter-se em prova nas várias categorias do torneio individual de boccia dos Jogos Paralímpicos, ao derrotar a belga Kirsten de Leander por 4-1 na categoria de BC3.
José Macedo qualificou-se desta forma para a meia-final de sexta-feira da categoria, onde irá enfrentar um adversário sul-coreano, dado que apenas atletas da Coreia do Sul se mantêm em prova.
Por seu lado, o bicampeão paralímpico João Paulo Fernandes foi derrotado na categoria de BC1 no desempate, após ter terminado o encontro com o norueguês Roger Aandalen empatado a três pontos.
Nos restantes encontros que envolveram portugueses, o domínio asiático foi evidente, como aconteceu na categoria BC2, onde três atletas lusos perderam face a adversários asiáticos.
Cristina Valente e Fernando Ferreira ficaram-se pelos oitavos de final ao perderem com o chinês Kai Zhong (4-3) e o sul-coreano So-yeong Jeong (5-4), ao passo que Abílio Valente perdeu nos quartos de final face ao chinês Zhiqiang Yan por 7-5.
Na categoria BC4, Domingos Vieira perdeu por 10-0 contra Yuk Wing Leung, de Hong Kong, enquanto que, na categoria BC3, Luís Silva foi afastado pela sul-coreana Ye-jin Choi por 10-1.