A localidade de Haren, Holanda, está hoje em alerta porque uma adolescente enviou por equívoco, através do Facebook, um convite a milhares de pessoas para a sua festa de anos, sem avisar que era privada.
«Hoje não há qualquer festa em Haren», advertiu a autarquia da localidade de 18 mil habitantes na sua página na Internet.
Methe, a adolescente que hoje queria celebrar «doces 16 anos» com uns poucos amigos e a sua família, saiu de casa acompanhada da mãe e o seu domicílio está cercado de polícias, que querem evitar que a vivenda possa ser ocupada pelos 10 mil jovens que esperam nas proximidades pela festa.
A jovem deu-se conta esta semana de que o convite, em que tinha colocado a sua direção e todos os dados para dar com a casa, tinha sido enviado por equívoco para milhares de utentes do Facebook, que por sua vez o distribuíram na rede social, incentivando desconhecidos a comparecerem na festa.
«Quando a minha filha me explicou o que estava a acontecer, embora já tarde, avisámos as autoridades», disse o pai da adolescente na rádio pública Rádio1, lançando um apelo aos pais para que «mantenham os seus filhos em casa, para evitar que isto acabe mal».
Apesar de o convite e a festa terem sido anulados, o processo parece estar incontrolável.
«Os jovens que se deslocarem à localidade serão guiados pela polícia para um estádio de futebol, para tentar manter a situação sob controlo», segundo a página na Internet de um diário local.