Economia

JP Morgan Chase e Credit Suisse pagam multas por desinformar clientes

Os bancos JP Morgan Chase e o Credit Suisse aceitaram hoje pagar multas que superam os 416 milhões de dólares (326,5 milhões de euros) por terem desinformado os clientes sobre títulos hipotecários, informou hoje o regulador norte-americano.

O banco JP Morgan Chase vai pagar 296,9 milhões de dólares e o Credit Suisse vai desembolsar 120 milhões de dólares, informou hoje a Comissão do Mercado de Valores (SEC) norte-americana, em comunicado, acrescentando que vai distribuir o dinheiro pelos investidores que foram prejudicados.

Os dois bancos de investimento aceitaram pagar as multas, embora não tenham reconhecido nem desmentido as acusações de que são alvo.

De acordo com a SEC, o JP Morgan Chase e Credit Suisse apresentaram informação confusa e tendenciosa aos organismos reguladores para ocultar aos clientes o risco real adjacente a créditos hipotecários, que apoiavam alguns dos seus títulos de investimento.

Em resultado, os clientes dos dois bancos acabaram por assumir perdas elevadas quando eclodiu a crise de subprime, em 2008.