O lar de idosos onde foi denunciada a existência de maus tratos recebeu uma ordem de «encerramento administrativo» a 01 de outubro por ser ilegal, disse hoje à Lusa fonte do Instituto da Segurança Social.
Segundo avançou uma assessora do instituto, a ordem de fecho foi dada depois de uma fiscalização que detetou irregularidades que não colocavam «em risco a vida ou a integridade física dos idosos».
A TVI mostrou na segunda-feira uma reportagem com imagens de um lar de idosos em Azeitão, Setúbal, onde cerca de 20 velhotes passam alegadamente fome e frio, são maltratados, e recebem medicação a mais.
O lar -- chamado Idoso 24 -- deveria ter fechado em 30 dias, segundo o Instituto da Segurança Social, sendo que, «a partir daí [o não encerramento] torna-se crime público de desobediência, e o ISS ou qualquer pessoa pode fazer a denúncia ao Ministério Público».
A mesma fonte frisou que, apesar de o ISS poder apresentar queixa, não o fez, porque "não é suposto o acompanhamento" por parte do instituto do desenrolar da situação e do cumprimento ou não da ordem de encerramento.
«Não é suposto o acompanhamento do ISS, uma vez que se torna crime público», acrescentou.