Benfica

«Vencemos com muita qualidade de jogo», sublinha Jorge Jesus

Jorge Jesus Global Imagens/Steven Governo

O Benfica venceu este sábado o Marítimo por 4-1, em jogo da 12ª jornada da I Liga de futebol. No final do encontro, Jorge Jesus afirmou que «a equipa entrou muito confiante no jogo».

O Benfica vai terminar 2013 isolado no primeiro lugar da I Liga de futebol depois do triunfo sobre o Marítimo, beneficiando do adiamento do Vitória de Setúbal-FC Porto, também da 12ª jornada.

Um "hat-trick" de Oscar Cardozo, que lhe permite atingir os 100 golos no campeonato ao serviço do Benfica e passar para o comando dos marcadores com 12 golos, valeu a reviravolta no jogo.

O Marítimo foi a primeira equipa a marcar, com um golo de Rodrigo António aos 25 minutos, mas Cardozo (34, 66 de penálti e 69) consumou a reviravolta, sentenciada pelo recém-entrado Rodrigo (88).

Na conferência de imprensa após o jogo, Jorge Jesus afirmou que faltou dinâmica à equipa na primeira parte, mas ficou satisfeito com a vitória.

«O objetivo, que era vencer, foi conseguido. Vencemos com muita qualidade de jogo. Nos primeiros 45 minutos, chegámos empatados, mas tivemos várias situações para chegarmos em vantagem ao intervalo. Na primeira meia hora não tivemos dinâmica posicional, fomos muito previsíveis».

Sobre o facto do Benfica chegar a 2013 como líder isolado do campeonato, Jesus sublinhou que o importante é continuar a vencer.

«Quem quer conquistar a liderança, tem de ganhar jogos e andar em primeiro, mas o mais importante é chegar ao fim em primeiro. Face à qualidade que temos apresentado, o Benfica está na liderança, mas antes do 'clássico' [com o FC Porto] há outros jogos. Não vejo vantagem de ter mais um jogo, não vai mudar nada por isso».

O técnico do Benfica analisou ainda a prestação de Óscar Cardozo, o autor do "hat-trick".

«É um jogador que os adeptos do Benfica vão conhecendo. Temos de olhar para o Óscar do ponto de vista goleador. Se o analisarmos quando sai do seu habitat, a grande área, tem mais dificuldades, perde os lances e os adeptos não gostam. Dentro da área, há poucos como ele, e por isso é que faz golos. Todos os anos o Óscar faz mais de 20 golos. É um goleador nato. Às vezes tem coisas que até a mim me irritam, mas sei que mais tarde ou mais cedo vai fazer golo».

Já Pedro Martins, O treinador do Marítimo, admitiu que a equipa sentiu algumas dificuldades durante o jogo, apesar de ter aberto o marcador.

«Tivemos dificuldades, nunca conseguimos sair em transições, nem ter posse de bola. Ao intervalo, o empate era muito bom para nós, pelo que não conseguimos produzir».

Na segunda parte, a partir do penálti e da expulsão, o jogo tornou-se mais complicado para o Marítimo, admitiu Pedro Martins.

«Não vou arranjar desculpas. O Benfica foi mais forte, nós não tivemos tão bem quanto isso. Foi um jogo menos conseguido. Não é fácil jogar no Estádio da Luz. Há que continuar. Sabemos qual é o nosso objetivo».

O Benfica soma agora 32 pontos, enquanto o FC Porto tem 29, realizando em janeiro o desafio que não se disputou na sexta-feira em Setúbal devido ao mau tempo. O Marítimo, que não perdia desde a goleada sofrida com o FC Porto na oitava jornada (5-0), segue em nono, com 13 pontos.