O Governo escolheu para tema de abertura do último debate quinzenal de 2012 «assuntos económicos, sociais e políticos». O debate começa com uma intervenção do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.
O último debate quinzenal de 2012 acontece quinze dias depois de o Parlamento ter realizado um duplo debate inédito, primeiro no modelo de perguntas de caráter geral ao chefe do Governo e depois com questões exclusivamente sobre o Conselho Europeu.
A abertura desse debate quinzenal coube ao PCP, que acusou o primeiro-ministro de ter «a intenção» de acabar com o direito à educação.
Já o último debate quinzenal aberto pelo Governo aconteceu há mais de dois meses (12 de outubro), uma interrupção neste modelo de fiscalização do Governo que se deveu à discussão da proposta de Orçamento do Estado para 2013.
Na última semana, estiveram na ordem do dia temas como a privatização da TAP, que o Governo decidiu suspender na quinta-feira, e o Orçamento do Estado (OE) para 2013, que já está a ser analisado pelo Presidente da República que, segundo o Expresso, o irá promulgar, enviando-o em seguida para o Tribunal Constitucional (TC).