Desporto

Imprensa espanhola critica Mourinho de forma corrosiva

José Mourinho

A imprensa espanhola de hoje, sobretudo a sedeada na capital, é bastante corrosiva para com José Mourinho, treinador do Real Madrid, no que respeita aos títulos e comentários publicados, na «ressaca» da derrota em Málaga.

«Mourinho roça o ridículo», destaca a manchete do poderoso e influente jornal "Marca", cuja primeira página é montada com um conjunto de ferozes críticas ao treinador português e à exibição dos «merengues», batidos em Málaga por 3-2.

Os destaques são incisivos e apontam o dedo ao treinador português, sobretudo quando refere que «o melhor plantel da história cai contra o Málaga e fica a 16 do Barça» e decreta «Caos tático».

A perda de titularidade de Iker Casillas é referenciada como uma espécie de capricho de Mourinho: «Novo desafio do técnico, desta vez contra o santo e a senha do clube».

E, para que não haja dúvidas sobre o seu posicionamento, a edição em papel do «desportivo» coloca na «montra», feita com uma imagem de Casillas sentando no banco, a sua opinião editorial: «Mourinho não entende a grandeza do Madrid».

Na edição eletrónica, a "Marca" abre com o título "Pulso a Florentino", aludindo à tensão entre o presidente madridista Florentino Peres e o treinador português, suportado com um texto onde sugere que a colocação de Casillas no banco provém de um processo mais antigo, «com origem no período de planificação do plantel, no verão».

Mas, segundo as fontes do prestigiado órgão espanhol, a direção do Real Madrid não pretende «imiscuir-se nas decisões de Mourinho nos próximos dias».

O "As", também de Madrid, titula "Desafio e fracasso", também suportado com uma foto do guardião internacional espanhol em posição desolada, no banco, destacando ainda a distância pontual face ao FC Barcelona, líder destacado da Liga espanhola.

Na sua edição eletrónica, o periódico dá relevo a uma sondagem feita junto da sua audiência: «Os leitores do As pensam que Mourinho quer ser despedido».

E conclui, a propósito de Casillas no banco: «Dobrou a aposta e perdeu».

Passando ao maior jornal generalista da capital espanhola, o "El Pais" refere, num título cimeiro, que "(Real) Madrid perde toda a sua esperança em Málaga, com Casillas no banco".

O sítio na internet da Cadena Ser, uma das mais ouvidas rádios em Espanha, escreve que «o Málaga deixa em evidência o Real de Mourinho», afirmando que "este é um Real desconhecido" na síntese que faz à derrota.

Do lado «adversário», o jornal catalão "Mundo Deportivo" destaca o Real em perda, ao lado da renovação do guarda-redes Pinto (FC Barcelona), mas a foto usada para o efeito é a primeira página do concorrente "Marca".

Por baixo, escreve o jornal de Barcelona: «Madrid vocifera contra Mourinho», sustentado pela «leitura» dos principais meios de comunicação da capital.

E não se coíbe de afirmar que «os adeptos pedem a cabeça de Mou», aproveitando para dar tónica a um inquérito aos internautas do jornal concorrente, onde 80 por cento dos votantes consideram que o técnico português deve ser despedido.