Desporto

Messi é pela quarta vez o melhor do mundo

Lionel Messi Reuters/Michael Buholzer

Messi ganhou a Bola de Ouro, deixando para trás Ronaldo e e o colega de equipa Iniesta. Uma vitória que deixou o internacional argentino «surpreendido».

O futebolista internacional argentino Lionel Messi mostrou-se surpreendido por ter conquistado, pela quarta vez consecutiva, a Bola de Ouro FIFA e partilhou o troféu com os colegas do FC Barcelona e da seleção da Argentina.

«Para ser sincero, isto é inacreditável. Conquistar o prémio pela quarta vez é demasiado fantástico para descrever em palavras», disse Messi quando recebeu a Bola de Ouro, prémio principal da Gala da FIFA, que decorreu em Zurique, na Suíça.

O jogador do FC Barcelona quis reconhecer o papel dos colegas da seleção argentina e da equipa catalã, com especial destaque para Andrés Iniesta, também nomeado: «Tem sido um prazer treinar e jogar contigo».

O argentino, que bateu o português Cristiano Ronaldo e Iniesta, não esqueceu os treinadores com quem trabalhou, a família, os amigos e, sobretudo, a mulher e o filho, a quem dedicou o prémio.

Lionel Messi, que já tinha ganho o troféu em 2009, 2010 e 2011, acabou 2012 com um recorde mundial de 91 golos, superando um registo de 40 anos, que estava na posse do alemão Gerd Müller (85 tentos, em 1972).

O argentino, que coletivamente arrebatou a Taça do Rei de Espanha, é o primeiro jogador a arrebatar o troféu de melhor jogador do ano em quatro ocasiões, deixando para trás o francês Michel Platini, vencedor entre 1983 e 1985.