Desporto

Ronaldo no onze do ano da FIFA pelo 6º ano consecutivo

Ronaldo integra o "onze" do ano da FIFA/FIFPro pelo sexto ano consecutivo, foi hoje anunciado na Gala da FIFA.

Cristiano Ronaldo, que foi um dos três avançados escolhidos, integra o "FIFPro World XI" desde 2006/2007, época em que ocupou um lugar na equipa ideal do ano como médio, numa altura em que representava o Manchester United.

Ainda como jogador dos ingleses, o "capitão" da seleção portuguesa integrou o "onze" de 2007/2008, já como avançado, posição em que também surgiu na equipa ideal de 2009, já com a chancela FIFA, 2010 e 2011.

Com seis presenças no "onze", Ronaldo é um dos recordistas, juntamente com o argentino Lionel Messi, do FC Barcelona, também eleito pela sexta vez consecutiva.

O "onze" de 2012 da FIFA/FIFPro, eleito por cerca de 55.000 futebolistas de todo o Mundo, foi completo por 11 jogadores da Liga espanhola, cinco do FC Barcelona, outros tantos do Real Madrid e um do Atlético de Madrid, o ex-portista Radamel Falcao.

Em relação a 2011, Falcao é uma das duas novidades, juntamente com Marcelo, do Real Madrid: o avançado colombiano substitui o inglês Wayne Rooney e o lateral esquerdo brasileiro o central sérvio Vidic, ambos do Manchester United.

Do Real Madrid, e além de Ronaldo e Marcelo, continuam o guarda-redes Iker Casillas (quinta presença no "onze" do ano), o defesa Sergio Ramos (terceira) e o médio Xabi Alonso (segunda).

Pelo "Barça", seguem, além de Messi, os defesas Daniel Alves (terceira) e Gerard Piqué (terceira) e os médios Xavi Hernandez e Andrés Iniesta.

"Onze" do ano da FIFA/FIFPro de 2012:

- Guarda-redes: Iker Casillas (Esp, Real Madrid).

- Defesas: Daniel Alves (Bra, FC Barcelona), Marcelo (Bra, Real Madrid), Gerard Piqué (Esp, FC Barcelona) e Sergio Ramos (Esp, Real Madrid).

- Médios: Xabi Alonso (Esp, Real Madrid), Andrés Iniesta (Esp, FC Barcelona) e Xavi Hernandez (Esp, FC Barcelona).

- Avançados: CRISTIANO RONALDO (POR, Real Madrid), Radamel Falcao (Col, Atlético de Madrid) e Lionel Messi (Arg, FC Barcelona).