O Observatório Nacional da Diabetes diz que há cada menos membros amputados por causa da doença, mas cada vez mais crianças e jovens com diabetes tipo I.
A diabetes já afetava mais de um milhão de portugueses com idades entre 19 e 79 anos em 2011, indicou o Observatório Nacional da doença, que diz que houve 652 novos casos por cada cem mil habitantes em 2011.
Num relatório, citado pela agência Lusa, este observatório diz que se verificou um aumento de 30 novos casos da doença em relação a 2010 e mais 73 por cento por comparação com 2000.
O documento elaborado pelo Observatório Nacional da Diabetes indica ainda que o número de membros amputados por causa da diabetes caiu 11 por cento na última década.
A tendência de um menor número de membros amputados consolidou-se nos últimos cinco anos e prolongou-se em 2011, acrescenta o relatório.
O observatório, que diz que os portadores da diabetes vivem menos sete anos do que os que não têm a doença, confirmou ainda que se verificam cada vez mais casos de crianças e jovens com diabetes tipo I e de grávidas que sofrem de diabetes.