Ciência e Tecnologia

Maior observatório do mundo inaugurado hoje no Chile

Maior observatório astronómico do mundo é inaugurado hoje no Chile. Portugal é um dos 15 países que desenvolveram o projeto.

São 66 telescópios inaugurados no Chile, esta quarta-feira, resultado de uma parceria entre 15 países, incluindo Portugal. Em conjunto, formarão o telescópio mais potente do mundo.

O Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) já funciona desde setembro de 2011 e já permitiu fazer algumas descobertas.

Por estes dias tem 50 telescópios a trabalhar mas só deverá ter todos na máxima capacidade no fim do ano.

Se tudo correr bem, terá capacidade para observar a formação das primeiras galáxias e chegar a uma distãncia de quase 13 mil milhões de anos luz.

Jose Manuel Afonso, astrofísico português que acompanhou o projeto desde o início da construção, realça que estes 66 telescópios situados no deserto do Chile deverão ser capazes de responder às principais dúvidas que rodeiam hoje a astronomia.

O astrofísico explica que com os telescópios que já estão em funcionamento no Chile foi possível observar, até agora, por exemplo, detalhes da formação de uma estrela e de vários planetas.