Vida

Joias das "estrelas" roubadas em Cannes, Palma de Ouro em lugar seguro

palma de Ouro Direitos Reservados

Mais de um milhão de dólares em joias, emprestadas às "estrelas" que desfilam na passadeira vermelha do festival de cinema de Cannes, foi roubado hoje de madrugada de um cofre de hotel.

O roubo ocorreu antes das cinco horas da manhã, no quarto de uma funcionária norte-americana do joalheiro suíço Chopard.

A funcionária chegou a Cannes na véspera e ausentou-se durante uma parte da noite do Novotel, indicaram as mesmas fontes, admiradas por ter sido escolhido um hotel de passagem, em vez de um dos estabelecimentos de luxo, com fortes medidas de segurança, da Croisette, a marginal de Cannes.

O prémio oficial do festival, a Palma de Ouro, fabricada todos os anos pela Chopard, encontra-se num local seguro, disse à agência noticiosa francesa AFP fonte da organização do festival.

No âmbito de uma parceria com a organização do festival de Cannes, a Chopard fornece todos os anos, gratuitamente, a Palma que recompensa o melhor filme da competição oficial, 118 gramas de ouro amarelo, avaliados em mais de 20.000 euros.

A Chopard é também o principal fornecedor de joias para as "estrelas" do festival. Este ano, a marca suíça de joalharia e relojoaria emprestou joias à atriz norte-americana Julianne Moore, à cantora Lana del Rey, à ex-manequim Cindy Crawford, à atriz chinesa Fan Bing Bing ou à espanhola Blanca Suarez.

O hotel Novotel de Cannes situa-se numa grande avenida do centro, em frente a uma esquadra da polícia municipal, fechada durante a noite, a 15 minutos do Palácio dos Festivais.

O cofre que continha as joias foi arrancado do armário e levado, disse fonte policial.

Os sistemas de videovigilância da cidade estão a ser visionados por agentes, acrescentou a polícia francesa.

A direção do hotel recusou prestar qualquer declaração sobre o incidente, tal como a Chopard.