Vida

Detido homem que fez explodir bomba no aeroporto de Pequim (com vídeo)

O homem em cadeira de rodas que fez explodir uma pequena bomba no aeroporto de Pequim no dia 20 para protestar contra a força policial foi detido, informou hoje o advogado.

Ji Zhongxing, de 33 anos, que alega ter ficado paralisado depois de ter sido espancado pela polícia, gerou uma pequena explosão no aeroporto de Pequim, que lhe causou ferimentos na mão e deixou um polícia ferido.

Ji foi detido na segunda-feira e arrisca dez anos de prisão, disse o advogado Liu Xiaoyuan à agência AFP.

[Youtube:JN_ccfqpYTo]

Segundo a imprensa chinesa, este homem avisou as pessoas que estavam próximas dele no aeroporto de Pequim para se afastarem antes de detonar a bomba que ele próprio fabricou, tendo sido depois internado devido aos ferimentos que sofreu.

Ji interpôs, sem sucesso, várias ações judiciais ao longo dos anos para conseguir compensações por ter ficado paralisado na sequência da violência policial de que alega ter sido vítima.

As autoridades de Dongguan atribuíram-lhe uma ajuda financeira de 100 mil yuan (12 mil euros), alegando que Ji ficou ferido num acidente de viação e que não havia provas de violência policial.

O caso de Ji mereceu a simpatia dos chineses, que têm denunciado, através da internet, os abusos levados a cabo pelas autoridades locais.