Economia

Governo adia apresentação de conclusões sobre impacto do IVA na restauração

O Governo justifica o atraso com as recentes alterações na composição do executivo e a necessidade de recolher mais informação.

O Governo adiou para o final de agosto a apresentação das conclusões da avaliação do regime fiscal aplicável aos setores da hotelaria e restauração, invocando as recentes alterações na composição do executivo e a necessidade de recolher mais informação.

Segundo uma nota do Ministério das Finanças enviada hoje à agência Lusa, a apresentação do relatório contendo «a avaliação do contexto económico-financeiro» da hotelaria e restauração «nas áreas da fiscalidade, cultura, turismo, saúde e segurança social», que estava prevista para o final de julho, foi adiada para 27 de agosto.

Ouvido pela TSF, o presidente da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), Mário Pereira Gonçalves, espera agora que, depois do adiamento, as conclusões sejam no sentido de baixar o IVA para a taxa intermédia.

O grupo de trabalho interministerial foi criado pelo atual Governo com o objetivo de reavaliar o regime fiscal do setor da restauração, que no ano passado sofreu uma subida do IVA de 13% para 23%, o que motivou fortes protestos dos representantes do setor.