Vida

Quase 800 operacionais no combate ao incêndio do Caramulo

Avião Canadair Global Imagens/Rui da Cruz

O incêndio na Serra do Caramulo continua a ser o que mobiliza mais meios e preocupações. Nesta altura, estão no terreno mais de 800 operacionais, apoiados por nove meios aéreos.

De acordo com a informação disponibilizada no site da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), o incêndio da Serra do Caramulo mantém quatro frentes ativas.

O incêndio que deflagrou durante a manhã de quarta-feira tem mobilizados no terreno 687 bombeiros, apoiados por 217 veículos e nove meios aéreos, incluindo dois aviões bombardeiros pesados franceses e dois aviões bombardeiros operacionais espanhóis.

Para além do apoio destes meios aéreos de França e Espanha, Portugal fez hoje um pedido à União Europeia (UE) para mais dois aviões canadair.

Joaquim Moura, segundo comandante nacional de operações, explicou à TSF que este é o procedimento adoptado nestas circunstanciâs.

O outro incêndio do distrito de Viseu, em Duas Igrejas/Ferreira de Aves, no concelho de Sátão, estava a lavrar em três frentes às 12:10. As chamas tiverem início na manhã de quinta-feira, encontrando-se no terreno 247 bombeiros, apoiados por 71 veículos e quatro aviões bombardeiros médios anfíbios.

Entretanto, o incêndio em Mondim de Basto, distrito de Vila Real, foi dado como dominado às 12:00. Continuam no local 282 bombeiros, apoiados por 89 viaturas, para operações de rescaldo e vigilância. Dois helicópteros reforçaram hoje de manhã o combate a este incêndio.