O tenista sérvio Novak Djokovic, número um mundial, qualificou-se hoje para a final do Open dos Estados Unidos, ao derrotar o suíço Stanislas Wawrinka, nono cabeça de série.
O tenista sérvio Novak Djokovic, número um mundial, qualificou-se hoje pela quarta vez consecutiva para a final do Open dos Estados Unidos, ultrapassando com dificuldade o suíço Stanislas Wawrinka, nono cabeça de série.
Tal como aconteceu nos oitavos de final do Open da Austrália, Djokovic, finalista vencido em 2012 em Nova Iorque, precisou de cinco "sets" para afastar o vencedor do Portugal Open, por 2-6, 7-6 (7-4), 3-6, 6-3, 6-4, em 4:09 horas.
«Tentei aguentar-me, ajustar-me. Foi duro para ambos. Tive de correr muito, tive de encontrar o meu ritmo. Fui feliz, porque joguei o meu melhor ténis, quando mais precisei», referiu Djokovic, que procura em Nova Iorque o seu sétimo título do Grand Slam.
Um dos momentos mais empolgantes do encontro foi o terceiro jogo do quinto "set", que durou 21 minutos, com Wawrinka a salvar cinco "break points".
«Estava a pensar: 'quem ganhar este jogo vai ganhar o encontro. Depois de ele ganhar o jogo pensei: 'tenho de lutar contra essa probabilidade'», afirmou Djokovic, que conseguiu o "break" decisivo dois jogos depois (3-2).
Para "Nole", é para estes encontros que os tenistas vivem, dando os parabéns ao seu adversário, «por lutar até ao final».
Na sua primeira meia-final num torneio do Grand Slam, Wawrinka voltou a ceder frente a um número um mundial, mantendo a "tradição", uma vez que perdeu os 13 encontros que disputou frente a líderes do "ranking".
«Foi um grande torneio para mim. É difícil ter perdido este encontro. Dei tudo, lutei até ao fim, tentei. Foi uma experiência incrível», referiu Wawrinka, que, nos quartos de final, tinha afastado o detentor do troféu, o britânico Andy Murray.
Na final, o sérvio vai defrontar o vencedor do encontro entre o espanhol Rafael Nadal, número dois mundial, e o francês Richard Gasquet, oitavo cabeça de série.
A final masculina está marcada para segunda-feira, dia 9 de setembro.