Economia

Eurogrupo discute hoje projetos orçamentais para 2014

Reuters

Os ministros das Finanças da zona euro reúnem-se hoje, em Bruxelas, para analisarem as recomendações da Comissão Europeia aos Estados-membros sobre as propostas de Orçamento de Estado.

É a primeira vez que tal exercício acontece e vem no âmbito dos acordos alcançados entre os países que partilham a moeda comum para o reforço da governação económica.

Bruxelas afirma que o encontro do Eurogrupo não será mais do que um simples debate sobre os projetos de Orçamento do Estado para 2014 dos Estados-membros.

Este exercício não diz diretamente respeito a Portugal porque, nesta fase, o país se encontra ao abrigo de um programa de assistência económica e financeira, ou seja, o orçamento nacional já é escrutinado pela pelos técnicos da troika, com recomendações feitas no âmbito das avaliações regulares.

Sem conclusões previstas para o final da reunião, o porta-voz do executivo comunitário afirma que a expectativa não está tanto no encontro do Eurogrupo, mas nas decisões ao nível dos parlamentos nacionais, esperando que os deputados tenham em consideração as recomendações de bruxelas.

Quanto à reunião dos Eurogrupo, Simon O'Connor espera que os ministros encarem as recomendações de espírito aberto, para que seja «um debate produtivo, construtivo e aberto entre os ministros sobre o exercício de análise às propostas de Orçamento de Estado».

Simon O'Connor esclarece que nenhum membro do Euro será forçado a acatar as recomendações da Comissão Europeia (CE), mas a CE espera que as considerações feitas em Bruxelas tenham eco nos Estados-Membros da zona euro.

«Nas próximas etapas, compete aos parlamentos nacionais verem até que ponto querem ter em consideração as nossas opiniões. Evidentemente esperamos que o façam. Mas compete aos parlamentos nacionais completar o processo de adoção dos orçamentos de 2014», afirmou.