No ano passado a experiência piloto abrangia 13 escolas. Este ano letivo, são 500 as escolas do Básico que apostam no ensino vocacional. A TSF visitou uma dessas escolas em Gaia.
É um reforço grande, que se regista neste ano letivo, no número de escolas onde existem turmas do chamado ensino vocacional.
Trata-se de uma alternativa, de uma nova oportunidade pensada para alunos repetentes, com vários anos de chumbos, do ensino básico.
A TSF visitou a Escola Teixeira Lopes, em Gaia, onde há uma turma de 20 alunos envolvidos na vertente vocacional do ensino básico.
Uma modalidade que também já chega ao Ensino Secundário, com o lançamento da experiência piloto em 21 escolas com 400 alunos.
Ramiro Marques, do grupo de trabalho que acompanha o ensino vocacional, explica que a ideia do Ministério da Educação é continuar a aumentar os alunos envolvidos neste ensino prático que liga empresas a escolas e se destina sobretudo a adolescente que teriam, à partida, insucesso na escola. Uma ideia que faz sucesso em outros países.
Ramiro Marques salienta que, apesar de algumas críticas, foi muito satisfatório o relatório sobre os resultados do ano passado.