Desporto

Ronaldo ganhou a Bola de Ouro da FIFA

Cristiano Ronaldo ganhou a Bola de Ouro esta tarde em Zurique, «impedindo» assim Messi de receber a 5ª seguida. Ronaldo chorou quando receber o troféu.

19:05 - Ronaldo chorou ao saber da notícia de que tinha sido escolhido para melhor do mundo.

18:59 - embora com atraso, chegámos ao momento de ficar a saber se Ronaldo receberá a sua segunda bola de ouro (ou não).

18:56 - A melhor jogadora do ano é Nadine Angerer (Alemanha), à frente de Abby Wambach (Estados Unidos) e Marta (Brasil).

18:51 - Pelé já tem a sua primeira Bola de Ouro.

18:44 - Pelé prepara-se para receber a Bola de Ouro honorária.

18:41 - o último vídeo é de Frank Ribéry. Daqui a pouco conhecer-se-á o vencedor.

18:39 - o golo do ano foi marcado por Ibrahimovic, um dos quatro que marcou pela Suécia à Inglaterra (4-2), num particular realizado ainda em 2012. Zlatan venceu o Prémio Puskas, que distingue o melhor golo do ano, suplantando Matic e Neymar.

18:34 - é a vez de Mandela ser homenageado.

18:33 - o prémio "fairplay" da FIFA vai para a Federação de Futebol do Afeganistão.

18:30 - falam vários internacionais brasileiros.

18:23 - Pelé está no palco, depois de durante alguns minutos terem sido mostrados alguns jogos do Brasil em todos os Mundiais.

18:12 - começaram a ser exibidos os vídeos dos candidatos a melhor jogador do ano. O de Ronaldo foi o primeiro. Mas o resultado só se saberá pelas 19 horas. Segue-se o de Lionel Messi.

18:10 - Jupp Heynckes é o treinador do ano, derrotando Alex Ferguson e Juergen klopp.

18:07 - Silvia Neid, selecionadora da Alemanha, foi eleita a melhor treinadora do Mundo.

18:02 - Eusébio está a ser homenageado. Imagens suas do Mundial de 1966 passam nos ecrãs. Gullit disse: «Um dos grandes futebolistas de sempre». Foi uma homenagem muito rápida.

17:54 - O jogador brasileiro Ronaldo ("Fenómeno") e Neymar falam sobre o Mundial que o Brasil vai organizar no verão, depois de uma apresentação da prova.

19:49 - Blatter anuncia o "FIFA Presidental Award" para Jacques Rooge, antigo presidente do COI.

17:44 - já se conhece o onze do ano: Guarda-redes: Neuer; Defesas: Dani Alves, Sergio Ramos, Thiago Silva e Lahm; Médios: Ribéry, Xavi e Iniesta; Avançados: Messi, Ibrahimovic e Ronaldo; Pepe fica de fora.

17:37 - Manuel Neuer foi eleito o melhor guarda-redes do ano.

17:30 - Começou a cerimónia.

17:05 - Cristiano Ronaldo chegou ao local da cerimónia, acompanhado de Irina e do filho Cristianinho.

Cristiano Ronaldo é o favorito a conquistar, pela segunda vez na sua carreira, a Bola de Ouro, numa eleição em que houve um antes e um depois de uma estranha dança de Joseph Blatter.

Quando, no final de outubro, numa conferência em Inglaterra, tentou ridicularizar o "capitão" Ronaldo e disse preferir Messi, o líder da FIFA gerou uma "onda" de sentido contrário, com epicentro em Portugal e Madrid, que inverteu a tendência.

Os três golos de Cristiano Ronaldo à Suécia, na segunda mão do "play-off" de apuramento para o Mundial de 2014, também foram decisivos, mas só entram nas contas porque, no dia desse jogo, a FIFA resolveu prolongar a votação.

Face a um «baixo número de respostas» e «por forma a garantir um número representativo de votos», conforme comunicou à Lusa, a FIFA, que entrega o prémio conjuntamente com France Football desde 2010, alargou o prazo de votação «até 29 de novembro».

Com essa mudança, o "capitão" da seleção lusa, que estava atrás de Messi e Ribéry nas casas de apostas, passou a favorito e foi cimentando o estatuto com golos, até aos 69, um novo máximo pessoal, conseguido em apenas 59 encontros oficiais.

Apesar de não ter conquistado qualquer título coletivo, o avançado do Real Madrid marcou 69 golos em 59 jogos oficiais -- novo máximo pessoal -- e foi decisivo na qualificação de Portugal para o Mundial2014, ao marcar quatro tentos nos dois jogos dos "play-offs" europeus de qualificação, frente à Suécia.

Feitas as contas, o "capitão" luso apresenta os melhores números individuais, o gaulês ganha em termos coletivos e o argentino está em segundo nas duas "categorias".

Messi, designado melhor futebolista mundial nos últimos quatro anos, teve uma época marcada por várias lesões, mas, ainda assim, marcou 44 golos em 46 jogos, tendo-se tornado o primeiro jogador a vencer por três vezes a "Bota de Ouro" e sido eleito pela quinta vez melhor jogador da Liga espanhola, que conquistou ao serviço do FC Barcelona.

Ribéry talvez seja o maior adversário de Ronaldo na corrida pelo título de melhor jogador do mundo, não tanto pelos golos que marcou (23 em 55 encontros), mas pelos títulos coletivos do Bayern de Munique, no qual foi preponderante: campeão alemão, europeu e mundial, vencedor da Taça da Alemanha e da Supertaça europeia.

O benfiquista Matic está nomeado para o prémio para melhor golo do ano, com o tento marcado ao FC Porto na época passada.

Eusébio e Mandela vão ser homenageados na gala da Bola de Ouro.

Eusébio e o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela vão ser homenageados na segunda-feira na gala da Bola de Ouro, em Zurique, afirmou o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke.

Em declarações à rádio France Bleu, Valcke, sem detalhar, assegurou que ambos vão ser evocados na gala que vai premiar o melhor futebolista do Mundo em 2013, para o qual estão nomeados o português Cristiano Ronaldo, o argentino Leo Messi e o francês Frank Ribéry.

A gala da Bola de Ouro vai destacar o Brasil, anfitrião do próximo Mundial de futebol, entre 12 de junho e 13 de julho, segundo a FIFA, que anunciou a presença de representantes dos títulos mundiais conquistados por seleções "canarinhas", casos de Pelé, Amarildo, Carlos Alberto, Bebeto, Cafu e Ronaldo.

Entre as outras glórias do futebol mundial esperadas no evento, contam-se ainda o alemão Franz Beckenbauer e o francês Zinédine Zidane.