Política

PS diz que Governo não pode ficar parado em matéria de energias renováveis

O PS diz que o Governo não pode ficar parado em questões de energias renováveis, uma «aposta» dos governos socialistas que permitiu colocar Portugal «no radar da economia verde».

O Governo, declarou o deputado socialista Pedro Farmhouse no parlamento, tem de «aprofunde, aperfeiçoar, ir mais longe» e não pode ficar parado nestas matérias.

«Foi esta aposta dos governos do PS que permitiu colocar Portugal no radar da economia verde, um dado importante quando tanto se discute um desenvolvimento sustentável», declarou o parlamentar, no dia em que se soube que quase 60% do consumo de eletricidade em 2013 em Portugal foi oriundo de fontes renováveis, um aumento de 20% em relação a 2012, refere a Quercus.

Para o PS, a nota da Quercus representa um «aviso para o Governo que é necessário continuar a investir nas energias renováveis», setor importante não só na independência económica e energética do país mas também na criação de emprego e nas exportações.

A organização ambiental refere que se assistiu a uma «redução do valor de eletricidade importada em 2,8 vezes, o que, na prática, se traduz num decréscimo de 10% do total consumido».

A produção de energia hídrica mais do que duplicou, ao passo que a produção de energia eólica aumentou quase 20% e a fotovoltaica disparou 25% face a 2012, de acordo com a Quercus.